quarta-feira, 31 de outubro de 2012

A moda: tradução cultural da história do comportamento humano


Nesta semana está ocorrendo o São Paulo Fashion Week, um dos mais importantes eventos de moda do Brasil, inspirado nas semanas de moda de Paris, Londres, Milão e Nova York, apresenta as criações dos principais estilistas nacionais para as próximas estações.
O gosto pela inovação na forma de vestir-se criou a moda.
Outro fator de sua consolidação foi o desejo de individualizar-se ou de se identificar com um grupo social.
Assim, costuma-se classificar o indivíduo pelo seu vestuário, por conseguinte, produzir-se com roupas e acessórios de grife, ou com trajes economicamente mais acessíveis que sigam as tendências da moda, provam que a pessoa é atualizada e moderna, o que conta pontos para a distinção e aceitação social.
A moda já foi mais rígida, atualmente ela tem dado espaço para todos os gostos e tribos, e comumente se recicla, voltando a vigorar estilos cultuados no passado.
Interessante notar que ela não dita apenas as vestes, mas também a maquiagem, o perfume, os comportamentos, as preferências musicais e artísticas, dentre outros; e não surge somente nas passarelas, mas igualmente nos meios de comunicação de massa.
A sociedade contemporânea é denominada como "a sociedade de consumo", na qual seus integrantes são seduzidos pelos apelos publicitários das empresas para comprar mais, como meio de satisfação pessoal e terapêutico, para suprir a baixa autoestima ou problemas emocionais.
Desta feita, muitos consumidores transformam-se em compradores compulsivos e atolam-se em dívidas, que muitas vezes excedem seu patrimônio.
Por isso, é preciso manter o equilíbrio não dando valor exacerbado a algo que é supérfluo, embora necessário, porém não essencial a uma vida agradável.
Conclui-se então que a moda não é uma vilã, todavia é um meio de expressar sua personalidade e o período em que você vive, portanto, para prestigiar os modistas nacionais, acompanhe a semana de moda do São Paulo Fashion Week sem medo de ser feliz.
Para ler mais:
http://ffw.com.br/spfw/
http://chic.ig.com.br/spfw
http://mdemulher.abril.com.br/blogs/spfw/
http://www.cutedrop.com.br/2011/02/a-beleza-dos-anos-20/
http://omododeusar.blogspot.com.br/2011/08/moda-dos-anos-50.html
http://lucciedri.blogspot.com.br/2008/12/moda-anos-70-histria-da-moda.html
http://blig.ig.com.br/tudoparamulheres/2009/04/01/a-moda-dos-anos-80-esta-de-volta-inspirada-nos-filmes-da-epoca/
http://designinnova.blogspot.com.br/2011/11/novelas-moda-anos-90.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário