terça-feira, 6 de agosto de 2013

"Paz, nós queremos paz!" Joanna.

Nesta segunda-feira, 05 de agosto de 2013, os ônibus da capital do Rio grande do Norte, Natal, paralisaram suas atividades em razão do alto índice de assaltos no interior dos coletivos durante o ano de 2013.
Somente neste fim de semana ocorreram em torno de 13 investidas e um motorista foi esfaqueado.
Foi necessário organizar um manifesto para chamar a atenção das autoridades.
Contudo esse é um problema antigo enfrentado pela população natalense, vítima da insegurança que impera na capital.
É revoltante ver um cidadão honesto ter seu mísero dinheiro suprimido por um vagabundo.
Imagine quão indignante é um trabalhador, que peleja diariamente na luta pela sobrevivência própria  e de sua família, e que muitas vezes tem que fazer verdadeiros milagres, para que o salário mínimo miserável dure o mês inteiro e supra suas necessidades básicas, ter seu ganho extirpado por um ladrão mal caráter, ocioso e violento.
O que revolta mais ainda é o sentimento de impunidade provocada pela falta de investigação, prisão e monitoramento da ação dos bandidos.
Isso tem que mudar, Natal é uma cidade linda e turística, que será uma das cidades sede da Copa de 2014, e como tal tem que ter estrutura para receber os milhares de turistas que virão de todas as partes do mundo para assistir aos jogos e conhecer a capital potiguar.
Estrutura não só de hospedagem, diversão e cultura, mas também em mobilidade urbana, segurança e saúde.
Qual a imagem que um turista vai ter de uma cidade refém de criminosos? Se fosse você, caro leitor, um visitante de tal cidade, e tivesse a alegria de conhecer uma nova cultura, paisagens, gastronomia, eventos, atrações, passeios incríveis; assaltado por um roubo infeliz? Você retornaria a este lugar? Indicaria o mesmo destino aos seus amigos? Ainda conservaria a empolgação inicial depois do evento traumático?
Difícil conservar o entusiasmo logo após um infortúnio desses...
Se os assaltantes gostam tanto de agir dentro de ônibus, é porque não tem fiscalização policial, e isso facilita sua ação.
Tudo que um bandido gosta e presa: facilidades.
Tá na hora de mudar essa triste realidade.
Talvez venha ao caso analisar as causa da violência: serviços de saúde pública ruim, segurança pública precária, educação deficiente, falta programas de lazer gratuito e desemprego.
Alguns fatos precisam ser analisados para se entender ou comprovar que o motivo do descaso com a população potiguar é originário da falta de interesse político, como, por exemplo, o concurso da polícia civil do RN ocorrido em 2010, onde a governadora Rosalba Ciarlini nomeou somente 48 delegados, 149 agentes e   42 escrivães, em cinco atos separados começando em 31 de dezembro de 2011 até o último ocorrido em 23 de março de 2013; dos 84 candidatos ao cargo de delegado, 308 para o cargo de agentes e 122 para o cargo de escrivães que concluíram com êxito o curso de formação, tornando-se aptos para o exercício de suas funções.
Muitos dos que concluíram o curso de formação são de outros Estados e vieram com suas famílias para a capital potiguar na esperança de serem nomeados e tiveram que optar por voltar para suas cidades de origem sob pena de passarem privações, afinal já decorreram dois anos desde a conclusão do curso de formação.
Quem sofre com esta falta de interesse político é o cidadão, que se sente impotente diante de tanto descaso.
O jeito é continuar indo as ruas, protestando, denunciando, cobrando ações políticas eficientes e manter a memória viva para fazer a diferença nas próximas eleições.

http://www.blogdoeduardodantas.com/2013/08/motorista-de-onibus-foi-esfaqueado.html

http://noticias.uol.com.br/album/2013/08/05/motoristas-e-cobradores-fazem-greve-contra-violencia-dentro-dos-onibus-em-natal.htm

http://www.unibusrn.com/2013/08/assaltos-onibus-marcam-fim-de-semana-em.html

http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2013/08/governo-garante-seguranca-reforcada-e-onibus-voltam-circular-em-natal.html

http://www.iveniohermes.com/policia-civil-do-rn-concurso-x-nomeacoes/

2 comentários:

  1. Ola Rosângela,boa noite,foi com grande prazer que li e gostei muito das esplanações que você faz dos problemas do nosso estado, estou te parabenizando pela iniciativa continue, um abraço; Te adimiro

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigada pelas palavras de incentivo, infelizmente estive sem redigir por um tempo, mas agora voltarei com tudo!!! Um abraço meu amigo e leitor anônimo

    ResponderExcluir